Já traçou suas metas para 2017?

Um novo ano se inicia e com ele novas promessas, sonhos e objetivos. Para ter foco e de fato conseguir alcançar todos os desejos para os próximos 365 dias é preciso acabar com a procrastinação e para isso, as ferramentas da psicologia comportamental podem ser uma boa opção.

De acordo com o psiquiatra Bruno Caetano é preciso definir bem todas as metas a serem cumpridas. “Nós fomos desenvolvidos para sentir preguiça. Nosso aparato biológico, e nisto inclui obviamente o cérebro, que foi programado para poupar energia. Além disso, nossa capacidade de fazer coisas é limitada, por esse motivo, precisamos definir com clareza nossas metas e diferenciar o que gostaríamos de fazer daquilo que realmente é importante na nossa vida, em outras palavras, estabelecer prioridades. O motivo disso é simples, não conseguiríamos levar adiante uma determinada tarefa, se não for uma prioridade íntima”, explica.

Tendo em mente esses aspectos, o especialista listou 10 dicas que podem ajudar no dos nossos objetivos. Confira:

– Faça um plano de ação, uma programação de atividades. Escreva num papel. Estabeleça a meta e as submetas.
– Seja concreto, claro e específico. Evite metas vagas e abrangentes. Coloque data e hora certa para cada coisa acontecer.
– Tenha clareza dos obstáculos. Faça uma lista deles separadamente.
– Identifique os facilitadores. Faça outras listas de todos os elementos que poderão ser aliados e te ajudar a ter sucesso (pessoas, habilidades, situações, etc.).
– Seja realista. Trace uma estratégia factível. Se você não tiver boa convicção de que vai conseguir, mude o plano e dê passos menores no começo.
– Evite comentar suas intenções com todo mundo. Fale pouco e faça! É você com você mesmo.
– Desenvolva as competências necessárias para ajudar em seu objetivo.
– Reforce! Após cada passo comemore com você mesmo que você conseguiu.
– Fique preparado para o sim e para o não. Aceite o fracasso se ele acontecer, mas continue tentando. Examine os pontos de sabotagem e conheça-os bem.
– Se estiver muito difícil, peça ajuda.

Aline Morais
Serifa Comunicação

Ismael Carvalho

Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *